Meu caderno para Controle de Gastos

Querida amiga,

Lembra que eu falei neste post que fiz um caderno para controlar meus gastos? A ideia ainda está amadurecendo, mas já vi que funcionou muito bem para Janeiro. Tirei foto de como organizei este mês e pretendo tirar outra quando o mês terminar:

Imagem

 

Organizei assim: Fiz duas colunas, a saber: 

Previsão (de) Gastos: São aqueles gastos que a gente tem todo mês, pagos em dinheiro e é certo contar com eles. Ex: Manicure, Depilação, coisas desse tipo. Listei os gastos que serão feitos em dinheiro, pois o que é pago com cartão de crédito (ex: Academia) eu controlo pela própria fatura. Quando o gasto que eu “provisionei” acontece, eu coloco um “ok” do lado.

Gastos sem nota: São aqueles pequenos gastos que podem ocorrer, mas não tem recibos. Ex: Comprar um cafezinho de manhã na padaria. Eu anoto o dia, o valor e no que foi gasto. Ex: Dia 10 – R$ 10,90 – Táxi para ir ao médico. No final do mês eu somo e assim vejo o quanto gastei com essas pequenas despesas avulsas.

Embaixo estão os gastos com nota. Tudo o que for comprado e tiver um recibo ou nota fiscal será colado aqui. Eu estou escrevendo o que foi adquirido com essa notinha para eu ter um controle disso. Muitas vezes chegava alguma coisa listada na fatura da qual eu nem me lembrava mais. Na notinha que está colada no caderno, eu gastei o dinheiro com almoço e paguei com cartão de débito, então anotei com o que eu gastei para não esquecer. No caso do restaurante é fácil saber, o problema é quando é uma loja em que você entrou para comprar um presente para alguém ou então quando minha mãe pedia para comprar alguma coisa para ela. Quando é uma despesa para terceiros, eu escrevo na notinha especificando pra quem e o que: “Remédio para minha mãe”, “Meias para minha tia”. Se for um parcelamento no cartão de crédito eu coloco o valor da parcela e em qual cartão foi debitado: “3 x 22,45 – Submarino” (nem todos os recibos de cartão de crédito vem com o valor da parcela, alguns vem apenas com o valor total).

Eu percebi que o caderno me ajudou muito a desenvolver mais auto controle. Eu tinha a exata noção de quanto e com o quê tinha gastado meu dinheiro. Não fiquei com nenhum peso na consciência e nem com aquela sensação de “o que aconteceu com meu salário?“. Adorei esta experiência e é um novo hábito que pretendo não abandonar. Assim que chego em casa já recorro ao caderno para registrar a despesa ou colar o recibo.

Confesso que tem dias que é difícil segurar a vontade de comprar, porque sempre vem aquela falsa idéia de que “eu preciso”. É uma promoção aqui, outra ali… Mas tenho resistido a todas! Só comprei o que realmente acabou (ou está quase no fim) e o que realmente uso.

E você, como está fazendo para controlar seus gastos?

Beijos e até a próxima!

2 thoughts on “Meu caderno para Controle de Gastos

  1. Controlar as finanças é realmente um exercício contínuo, chega uma hora q vira parte da rotina e vai no automático. Escrevi um post essa semana contando como eu controlo meus gastos!
    Abs

  2. Querida amiga,

    Lembro de quando combinamos que faríamos esse caderninho para controlar gastos! E fico muito feliz em saber que está funcionando perfeitamente para você, sinceramente adorei seu método de organização!

    Confesso que ainda não colei nenhuma nota fiscal porque depois que anoto os valores no caderninho, jogo fora. Mas achei uma ótima ideia, acho que irei colar pelo menos minhas notinhas de controle da conta bancária. Como você usa cartão de crédito/parcelamentos realmente precisa ter todas as notas.

    Adorei o adesivo da Marcy colado no caderno! Me lembrei do nosso lindo álbum de figurinhas do Snoopy. Não existe álbum mais raro do que aquele =)

    Concordo que existem situações em que sentimos vontade de comprar algumas coisas mesmo. Nesse mês comprei uns três itens que não precisava, mas que se não comprasse no momento seria impossível conseguir depois… Itens únicos, não tem jeito.

    Mas no geral, tudo está caminhando bem! No comentário que farei em seu próximo post escrevo mais sobre minhas últimas comprinhas.

    Uma dica: estou fazendo um arquivo no Word com minhas compras de cada mês, para ter uma noção no fim do ano. Sem valores nem nada, apenas descritivo. Quero ver quais meses comprei mais, qual comprei menos e os itens que realmente precisei repor mais vezes!

    Te mando esse arquivo pelo Facebook depois, você dá uma olhada e começa a montar um seu também.

    Beijos mágicos!

Leave a Reply

