Pequenas Grandes Vitórias

Querida amiga,

Hoje foi considerado um “dia da verdade”. Minhas faturas de cartão de crédito fecharam (sim, tenho não apenas um mas TRÊS cartões de crédito) e fui olhar o valor. Me deu até frio na barriga! Hahahaha…

Tive uma grande surpresa quando descobri que elas estão 35% mais baratas em relação ao mês anterior. De verdade! Eu conferi duas vezes!!! Eu imaginava que a diferença seria pequena, no máximo uns 10%. O que tenho atualmente nas faturas são parcelamentos de compulsões compras que já havia feito e muitas dessas estão um pouco longe de terminar. É claro que não esperava “zerar” as faturas, mas fiquei impressionada como reduzi tanto em um mês.  Até porque, como eu disse antes, a maior parte das minhas faturas são compras parceladas.

O que comprei até agora neste mês além de remédio, foi almoço e chá para beber. Nada em excesso, nada de maquiagem, roupa, sapato, cosmético. Exceto a minha escorregada, é claro. E nem precisei deixar meus cartões em casa para não gastar. Consegui ser forte e simplesmente não comprei. E justamente este mês várias promoções estão acontecendo por causa do fraco movimento no comércio no início do ano. Quando estou no ônibus e ele passa em frente a uma loja que tenha algo que me dá vontade de comprar, eu olho para outro lado. Não pego nem folheto de propaganda na rua. A tentação é algo a ser evitado. Senão a gente acaba caindo nas armadilhas e quando vê já fez bobagem.

Falando em tentações, outra coisa que fiz para não cair nas armadilhas foi me descadastrar dos sites de compras. Antes eu recebia e-mails diários de sites como Walmart, Submarino, Saraiva, etc. Primeira atitude para cortar o consumismo da minha vida foi cancelar estas assinaturas. Se eu não recebo estes e-mails não vou ver que “TAL PRODUTO” está mais barato e não vou ficar com vontade de comprá-lo ou “achar que preciso”.

Estou me sentindo bem mais leve agora que parei de comprar. Dizer não ao consumo compulsivo é ir na contramão de tudo o que temos hoje em dia. Jornais, revistas, internet, tv, todos os veículos de comunicação nos bombardeiam diariamente dizendo que precisamos ter, ter e ter. Eu me afundei em dívidas, peguei vários empréstimos no banco e só fui me enrolando. Hoje estou bem melhor do que antes. Mas sei que posso melhorar muito. E estou tentando trilhar este caminho a pequenos passos. Um dia de cada vez.

E você, como está se saindo com seu auto-controle para compras?

Um beijo e até a próxima!

2 thoughts on “Pequenas Grandes Vitórias

  1. Querida amiga,

    Aqui estou para comentar seu novo post fofinho! Esse título combina bem com o início do mês de Fevereiro, pois posso compartilhar minha experiência sobre o primeiro mês do ano com você.

    Também me senti leve evitando comprar coisas desnecessárias. Quase nunca fazia isso, mas reduzi ainda mais. Estou esperando meus produtos de cabelo chegarem quase no final para comprar outros, por exemplo. Além de sobrar mais espaço onde guardava os “produtos em estoque* evito comprar coisas repetidas, acabar enjoando e não usar tudo.

    Sensacional sua ideia de se descadastrar de site de compras! Esse tipo de site só vale a pena ser aberto se tivermos muito claro em nossa mente exatamente o produto que PRECISAMOS comprar mesmo, por necessidade. Ter foco é essencial =)

    No mês de Janeiro/2014 fui duas vezes a uma livraria e consegui sair de lá sem nada! Além de não me encantar com nenhum livro (ultimamente tenho a impressão de que as histórias andam repetitivas demais e sem graça nenhuma) notei que estavam caros demais! Pelo preço que estão só valem a pena se forem realmente muito bons. Tenho apenas uma trilogia em vista que deve ter sido lançada recentemente, depois te conto…

    Fiquei preocupada quando disse sobre suas dívidas, ter cartões de crédito e fazer empréstimos ao banco é muito perigoso mesmo! Me atualize melhor sobre esse ponto, pode ser por email mesmo. Mas se diz que as coisas estão melhorando, fico mais tranquila. Durante esse ano você conseguirá finalizar os pagamentos das faturas que foram feitas anteriormente?

    Por fim, parabéns pela redução de compras e contas! Você merece amiga. Nós merecemos! Também não comprei quase nada, e quando for comprar serão os itens básicos de roupas, sapatos e etc – mas uma coisa por vez ao longo do ano.

    Se nos deixarmos levar, teremos a sensação de que precisamos de todas as fofuras á venda no mundo e… só vai faltar o cartão com limite infinito mesmo!

    Beijos mágicos!

  2. Querida amiga,

    Esqueci de comentar sobre as coisinhas que comprei no primeiro mês do ano! O item mais significante mesmo foi uma luminária para meu quarto, estava precisando faziam anos e nunca encontrava uma do jeito que queria. Será um item que terei por muitos anos, então valeu a pena e não foi caro.

    Do restante, comprei apenas uma máscara para o cabelo (a minha está quase terminando) e um protetor solar facial matte da Renew que é perfeito! Também comprei um creme para as mãos e um esfoliante para o rosto, pois os que estava usando acabaram. Se me lembro bem, almocei fora de casa apenas duas vezes e como fui no Subway não gastei quase nada.

    De maquiagem ganhei duas coisinhas da minha mãe! Dois batons nude que eu ainda não tinha, pois os tons de nude variam muito e nunca havia encontrado a cor certa para mim. Irei usar muito nos meses de outono/inverno. Ela viu que eu tinha gostado e acabou me dando.

    Nada de comprar por impulso ou sem necessidade =)

    – luminária $75
    – protetor solar $22
    – máscara para o cabelo $11

    Beijos mágicos!

Leave a Reply

