Inventário de Maquiagens

Querida amiga,

Fui citada pela amiga do Ano Novo Azul sobre o inventário de maquiagens que fiz. Então achei melhor coloca-lo aqui e explicar sobre o Projeto Destralhe.

É complicado destralhar, a gente acaba se apegando às coisas. Mas é algo necessário. E para mim, o destralhe não é apenas jogar coisas fora, mas também ter apenas o necessário. Não adianta destralhar a casa e depois ficar comprando e comprando sem necessidade. Se eu fizer isso, estarei apenas trocando uma tralha pela outra.

Eu tenho acompanhado o blog da Thais (já leio tanto que já me sinto íntima, chamo até pelo primeiro nome… rs… acho que vejo muito de vc nela). No blog ela escreve muito sobre destralhe e listinhas. Foi daí que tive a ideia do inventário. Eu fiz um inventário detalhado contendo inclusive as marcas dos produtos que uso pois quando acabarem quero repôr apenas o que deu certo para meu rosto. Infelizmente a verdade que nem toda maquiagem que a gente compra dá certo. As vezes é um tom de base ou pó que não dá certo. Um blush que fica esquisito e por aí vai. Portanto, quero deixar claro que este NÃO é um post publieditorial. Depois que fiz o inventário, o deixei salvo no Evernote criando um caderno chamado Inventário e fazendo as tags de acordo com o tipo (maquiagens, comésticos). Tenho o Evernote instalado em casa e como aplicativo no celular, assim posso consultar onde estiver e evitar comprar o que não preciso.

Eu tenho “coração mole” para comprar. Se as doninhas já vem com revista da Avon ou Natura eu acabo comprando alguma coisinha pra ajudar ou porque fico com vergonha de devolver a revista sem pedir nada. E lá se vai meu dinheiro. Sou fraca com esse negócio de promoção, tipo: “Essa base tá com 30% de desconto. ” Tb sou fraca com os brindes: “Na compra acima de 50 reais, ganhe isso.” “Na compra de um pote, você ganha o refil.” “Compre 2 protetores solar e ganhe uma necessárie.”

Depois de fazer o inventário, fiquei olhando pra todas essas coisas e pensei: “Só de batom deve ter uns 400 reais que eu gastei.” E pensando bem, eu preciso de 23 batons???? Claro que não! Mas, gastei o dinheiro e agora eles estão aí. Depois da foto, abri um por um e aqueles que já estavam quebrados eu joguei fora. Tb joguei fora os batons que estavam vencidos. Deu um pouco de dó, eu confesso, mas foi necessário. Eu tenho muito batom parado e se for para ter dó que seja de mim e do meu dinheiro! rs

Depois eu fiz um inventário de todos os cosméticos, nos mesmos modos do que este. Pretendo não apenas praticar o destralhe, mas ser menos consumista. Vou comprar aquilo que preciso mesmo e USAR todas as coisas que comprei. Com exceção, é claro, das coisas que não dão certo. O meu método é um pouco diferente do Projeto Pan, porque eu pretendo usar todas as maquiagens que eu conseguir e não apenas dez ítens. Por isso eu o chamo de Projeto Destralhe. E depois que usar as maquiagens que tenho vou comprar apenas o que já deu certo, o que combina comigo e sem exagerar mais: apenas um ítem de cada. Enfim, vamos lá!


Primer & BB

  • BB: 1 Loreal – Me dei bem com ele, então vou mantê-lo até acabar. E claro, não vou comprar nenhum novo até que ele termine. Talvez depois eu compre um da QDB (Quem Disse Berenice), mas somente depois de testá-lo na loja.
  • Primer em uso: 1 Mary Kay (vou pôr esse como prioridade para destralhe, já que é o mais antigo).
  • Primers fechados: 1 Natura Una e 1 Renew

Bases

  • Em Uso: 1 Natura Una Bege Translúcido (é a prioridade para o destralhe, já que ela vence primeiro). 1 QDB cor 1A
  • Fechadas: 1 QDB 1A – Caí na armadilha dos brindes “comprando acima de X reais, vc ganha uma base”.
Obs: Quando fiz o inventário em Dezembro, eu ainda tinha outra base da Natura Una (que comprei caindo na armadilha dos “30% de desconto”). E graças a Deus e a minha força de vontade, consegui termina-la logo no início de Janeiro. Então esta que estou usando agora estava fechada.
Nota mental para 2014: Respirar fundo e não cair mais nessas armadilhas de promoções e brindes, pois elas me fazem gastar sem a real necessidade. Eu me sentia quase na obrigação de ter aproveitar a oportunidade.
Pó Compacto/Facial
  • Em uso: Mary Kay – Prioridade para destralhe. Graaaaaaaaças a Deus, já posso ver o fundo do pote! O que quer dizer que estou indo bem, já já estarei me destralhando desse pó. Ele é bom, mas essa embalagem pulando é uó! E é óbvio que não vou comprar um estojo caríssimo apenas para guardar um refil de pó.
  • Fechado (na verdade, só usei uma vez para experimentar assim que comprei): Natura Una Claro
Blush
  • Em uso: QDB cor Rosita
  • Guardado: Natura Una Trio de Blush Rosa
Sombras
  • Em uso: 1 quarteto natura aquarela, 1 paleta avon, 1 sombra QDB cor brancareia – Fiquei apaixonada por essa sombra, é praticamente o meu tom de pele. Não fica nem branca (parecendo que passei giz na cara) e nem amarelada. Posso passar pra fazer um fundo pra outra sombra. Pega bastante no pincel, nem preciso ficar esfregando o pincel pra pegar sombra. 2 sombras natura de cores individuais (Eu transferi para um potinho com tampa de rosca então não sei a cor/numeração exatas).  E 1 quarteto de sombras da Avon cor Cappuccino, o qual estou gostando bastante de usar. 
Delineador

  • Em uso: QDB Caneta Petrolinha – Muito fácil pra usar e eu achei que fica bem melhor no rosto que o delineador em pó. 
  • Guardados: Natura Una Pó Negro, Natura Una Pó Grafite
Embora tenha comprado o delineador da QDB depois de ter comprado os da Natura, estou dando prioridade para usá-lo porque ele é líquido e pode acabar secando.
Máscara para Cílios

  • Em uso: Avon Ultra Sexy, Avon Super Curlacious 
  • Guardado: QDB Máscara para cílios volume.
Obs: Só depois de usar as máscaras é que fui perceber que eram à prova d’agua. Que ódio! Eu comprei por causa dos aplicadores. Não gosto de máscara a prova d’água porque é difícil para tirar depois e a gente fica parecendo um panda quando começa a tentar tirar e ela fica “borrando” pelo rosto a fora. O bom da QDB é que vc monta sua máscara: Escolhe o tipo de fórmula e o aplicador. Muito mais funcional. 
Demaquilantes

  • Em uso: 1 para olhos Avon (só quando tem maquiagem pesada). 1 para rosto e olhos Nívea 
  • Fechado: 1 bifásico para olhos e rosto QDB Roseta. 
BatonsEnfim, chegou a hora deles. É o ítem de maquiagem que tenho em maior número. Quando juntei todos pra fotos, foram 23. Depois joguei fora alguns que já estavam velhos demais (com tanto batom novo, pra que ficar guardando batom velho?) e tb joguei fora aqueles que estavam quebrados. Os que sobraram foram:
2 marrons/cor de boca
2 laranjas
1 lilás
1 rosa
12 vermelhos (quando fiz o inventário em Dezembro, eram 13 batons. Coloquei um como prioridade para destralhe (ou seja: fiquei usando apenas esse todos os dias e acabei com ele por volta do dia 05 de Janeiro).
Com os batons estou adotando a seguinte tática para destralhe: Separei um vermelho para usar em casa e trouxe um de cada cor para usar no trabalho. O restante coloquei em uma caixa e a escondi no alto do armário. Normalmente eu uso batom vermelho, então como eu os tenho em maior quantidade, são eles que eu vou dar prioridade para destralhe. As outras cores de batom eu vou usar quando a roupa que eu estiver usando combinar com eles.
Resumo da Ópera
Minhas maquiagens não estão dignas de um episódio de “Acumuladores”, mas quando fiz o inventário percebi que precisava parar AGORA de comprar. O que tenho mais em excesso são: primer, base e batons. Eu acho que não dá pra estipular quando eu vou conseguir destralhar tudo, mas espero conseguir até 23/12/2014 (data em que fiz o inventário original) estar com apenas:

  • 1 primer ou BB
  • 1 base
  • 1 pó
  • 1 blush (ou talvez tenha outro pra variar a cor, depende)
  • 1 máscara para cílios e aplicadores variados dependo do efeito que quero usar. (Até mesmo as máscaras da Avon possuem aplicadores diferentes. Quando as que estão em uso acabarem vou guardar os pinceis para usar em outras máscaras.)
  • 1 delineador
  • 1 demaquilante. (Talvez eu tenha um separado para olhos tb pra usar quando a produção estiver pesada. rs)
  • Menos do que 10 batons. Pra quem chegou ao final de 2013 com 23 batons (antes de jogar fora os velhos feat. quebrados), se eu conseguir terminar com menos de 10 batons mereço um prêmio! rs
  • Duas ou três sombras. Ou talvez mais, o que você acha?
Um beijo e até a próxima!
Advertisements

2 thoughts on “Inventário de Maquiagens

  1. Olá Karine! Adorei a forma como você fez o inventário! Bem detalhado né? Também pretendo ir anotando os meus produtos preferidos para ao final repor somente os que sei que deram certo. Assim como você tenho vários batons, mas acho muito dificil eu conseguir acabar com algum. Não me lembro em toda minha vida te ter terminado algum batom kkk. Sucesso no Projeto Destralhe! Beijão

  2. Querida amiga,

    Em primeiro lugar: tenho essa sua postagem em forma de cartinha! Guardei junto com a listinha das minhas maquiagens, assim durante o ano posso ir consultando os produtos que consegui usar até o fim e os que ainda faltam. Adoro essa comparação!

    Somente para constar, tenho bem menos maquiagens que você. Ganhei um pouco de vantagem pois dei algumas para minha prima e cunhada. No mais, consegui calcular quanto tempo usarei cada item (pelo menos os que uso diariamente e tenho reservas) e fiquei bem contente pois até o final do ano terminarei todos.

    Por exemplo: tenho três máscaras para cílios novas, como você sabe. Calculei usar cada uma por 4 meses, que é basicamente o tempo que duram para mim e permanecem dentro da validade. Resistirei bravamente e não comprarei nenhuma durante o ano. Assim, quando estivermos em Dezembro estarei terminando de usar a última! Só assim ficarei tranquila e poderei comprar uma nova sem culpa.

    Pensando em nossas comprinhas na Quem Disse Berenice me sinto mais motivada ainda! Os únicos itens que não tenho pretensão alguma que acabem são minhas sombras da Urban Decay. Mas comprarei algumas unitárias da QDB porque são lindas!

    O único item que não conseguirei terminar até o final do ano são meus batons. Uso todos que tenho sempre (devem ser 20) mas separei três para usar pelo menos até o final – assim terei a sensação de ter usado bem. Ontem mesmo um quebrou e retirei a “massinha” para colocar num potinho: me surpreendi com o tanto de batom que tem por dentro da embalagem! Deu aquela sensação de que os batons são eternos. O problema é manter usando assim quando estamos fora de casa, então quando chega nesse estágio eu já descarto.

    Te contei que também tenho essa paletinha de sombras Cappuccino? Ela é simplesmente perfeita para levar em viagens, apenas levo uma sombra unitária preta da Natura Una para complementar.

    Termino esse comentário amaldiçoando as embalagens da Mary Kay! Não vejo a hora das duas sombras que tenho terminarem, elas praticamente tentam se suicidar todas as vezes em que abro os potinhos.

    Beijos mágicos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s