Motivacionais

Querida amiga,

Não é fácil mudar nossa própria vida. É fácil prometer as coisa no Réveillon ou no primeiro dia do ano, mas é muito difícil mantê-las com o passar do tempo. Precisamos de motivação. E descobri que um ótimo motivador é ler quem está no mesmo propósito que você. Minhas metas para este ano são bem simples:

  1. Seis meses sem compras. Nada de supérfluo! O que posso comprar: Remédios, comida (se não der para trazer de casa), repôr algum cosmético que acabe. Roupas e calçados (mesmo lance dos cosméticos, só repôr o que estiver já bem ruinzinho. Ex: Meias, calça jeans. Ou repôr o que estragar: Ex: chinelo).
  2. Destralhar meu quarto. Pretendo adotar um estilo de vida mais minimalista e frugal, ou seja: ter apenas o essencial para viver e dar valor ao que tenho. Nada de acumular coisas! É claro que haverão algumas coisas que continuarão guardadas por um valor sentimental, mas outras eu irei descartar/doar. Ex: Tenho um livro com as primeiras tirinhas do Snoopy publicadas em inglês. Esse livro ficará guardado, será herança das minhas sobrinhas. Mas eu não preciso ter 57 livros enchendo o armário. Sim, é esse o total de livros que tenho guardado. Também estou achando muito e toda semana vou doar alguns para a biblioteca do meu trabalho.
  3. Organizar e manter meu quarto organizado. Um dos motivos de eu não conseguir organizar meu quarto é porque tenho muita coisa guardada. Então estou neste processo de me desfazer dessa tralha toda. Sim, muita coisa que tenho pode ser considerada como tralha, pois não é essencial para mim. Pra você ter uma ideia da minha situação, eu ainda tinha TODOS os textos em xerox que li na faculdade (a qual me formei em 2003). Imagina a pilha imensa de papeis! E eles estavam entulhados acumulando poeira com a desculpa de “quem sabe um dia eu precise”. Essa é uma das piores desculpas que damos a nós mesmos. Já consegui organizar e manter organizadas as minhas gavetas da mesa onde fica o computador. Já é um progresso! rs… É uma sensação ótima precisar de alguma coisa, abrir a gaveta e você encontrar logo de cara. É um benefício que compensa o trabalho e chatice de ficar separando e organizando tudo.

Quando a gente estabelece uma meta pra si mesma, não é fácil. Ex: emagrecer. A gente planeja no início do ano: “Vou emagrecer 10 Kgs até Julho. Nos primeiros quinze dias do ano é tranquilo, tomamos muita água, evitamos frituras, cortamos doces e refrigerantes e entramos na academia. Aí… aparece um churrasco pra ir, está chovendo e a gente não vai na academia, brigamos com alguém e afogamos as mágoas no chocolate ou no sorvete e chega Julho e lá estamos do mesmo jeito ou piores do que começamos o ano. Descobri que ao estabelecer uma meta, é bom conhecer e partilhar experiências com quem está no mesmo caminho que você. Assim se a pessoa desanimar você pode dar um apoio moral, bem como recebê-lo quando for necessário.

Então, para me ajudar a manter o foco nas minhas três metas acima listadas favoritei alguns blogs que falam sobre os assuntos das minhas metas. São eles:

http://a-ex-consumista.blogspot.com.br

http://apenassimplifique.blogspot.com.br/

http://apenasumenoventaenove.blogspot.com.br/

http://casamorar.blogspot.com.br/

http://minimalizo.blogspot.com.br/

http://nadadecompras.blogspot.com.br/

http://www.organizando.org/

http://www.organizesemfrescuras.com/

http://umanosemcompras.blogspot.com.br/

http://umavidamaissimples.tumblr.com/

E é claro, o meu preferido: http://vidaorganizada.com/

Quando me sinto desanimada com minhas metas ou desmotivada, já corro pra ler estes blogs. Até mesmo os posts que já li. Serve como um lembrete para minha motivação, um “porque é importante fazer isso”. E funciona, viu! Outro dia meu quarto estava começando a ficar bagunçado. Acordei atrasada e não tive tempo de arrumar minha cama e ajeitar as coisas no quarto antes de sair. Quando voltei do trabalho, me deu até desânimo. Hahahaha… Respirei fundo e fui ler alguns posts e seguir algumas dicas de organização que estou aprendendo. Não é que consegui dar uma ajeitada nele antes de dormir?

E você, amiga? Quais são suas metas para este ano e como pretende alcançá-las?

Um beijo e até a próxima!

4 thoughts on “Motivacionais

  1. Olá!

    Encontrei seu blog no “Ano Novo Azul” e que honra saber que você é leitora do meu blog! =)

    Gostei bastante dessa ideia de escrever como sendo para a melhor amiga, bem criativa! Bom, assim como você, gosto de acompanhar pessoas que estão vivendo momentos parecidos com os meus. É sempre motivador!

    Beijos..

  2. Olá Karine, encontrei seu blog por meio de outro que não lembro. Chego aqui e encontro a indicação de meu bloguinho o Nada de Compras. Obrigada viu!
    Adorei o seu blog, e quando encontro um link para o eu blog, eu adoro e isso me motiva a seguir em frente!
    Força e boa sorte para nós!
    🙂

  3. Querida amiga,

    Saiba que me sinto muitíssimo honrada em saber que a amiga para qual você “dedica” esse blog sou eu! Espero que também goste de todos os meus comentários e que meu jeitinho “virginiano de ser” te ajude a manter essa organização e otimização de coisas em sua vida. Muito mais do que somente desfazer de coisas desnecessárias, é preciso que nosso hábito de manter cada coisa em seu lugar e não acumular tudo novamente esteja sempre presente em nosso cotidiano.

    O fato de não conseguir manter o quarto organizado é bem isso: ter muitas coisas guardadas. Creio que 70% do que temos guardado fazem parte do nosso emocional. Guardamos lembranças, roupas que não usaremos mais, livros que sequer lembramos que temos… Aprendi que nossa vida flui melhor se mantemos nossas coisas em movimento.

    Adorei saber que se desfez de papéis antigos (isso dá alergia e pode acumular traças) e que irá doar livros que não possui apego nenhum. Tenho certeza de que você vai se sentir muito mais leve depois dessas atitudes.

    Como boa virginiana, nunca acumulei nada. Nem quando era novinha e estava no colégio… Hoje tenho pastas etiquetadas de acordo com os documentos que guardo nelas, e sempre no início do ano jogo fora comprovantes de pagamentos e outros papéis do tipo que não são mais necessários.

    Precisamos nos controlar no quesito livros: sei que nos apaixonamos pelas capas e sinopses, mas nem sempre gostamos das histórias. Apesar de amar livros, ultimamente perdi o encanto pelos novos lançamentos. Quase nada me agrada, tudo parece ser mais do mesmo. Por um lado me sinto triste por não me entusiasmar com uma coleção de livros, mas por outro meu quarto agradece por ficar mais vazio!

    Também faço parte desse projeto “não comprar nada somente o necessário” pois assim posso simplificar muito mais minha vida. Já faz tempo que somente compro coisas que realmente estou precisando, nunca gostei de ter roupas e sapatos sem uso. E quando compro peças novas sempre me desfaço de algumas que não uso muito.

    O importante é o movimento: ser leve como o vento!

    Beijos mágicos!

  4. Olá ,
    Encontrei seu blog através do “Ano Novo Azul” e fiquei bastante feliz pelo fato de você ler o “Casa de Morar”. Tenho certeza que seu percurso será encantador, assim como é o de praticamente todos que nele estão. Obrigada por me indicar no seu blog, e espero te encontrar por lá também! Que você tenha uma linda semana, Nicoli

Leave a Reply

