Destralhe

Querida amiga,

Você já deve ter percebido que estou nessa “onda” de destralhe. Mas depois que descobri as vantagens de ter uma casa livre de tralhas, como não aderir a este estilo de vida?

Tenho lido muitos blogs sobre organização e além do destralhe, que é essencial, tenho lido muito sobre minimalismo e frugalismo. O minimalismo consiste em ter o mínimo de coisas, o essencial para viver. O frugalismo consiste em ter coisas mais simples, mais baratas. Um exemplo disso é que o estamos fazendo com as nossas maquiagens: pra que comprar uma base caríssima da marca X, se a marca Y que não é tão famosa faz o mesmo efeito e é bem mais barata?

O melhor conceito que li sobre isso está no blog Felina na Cidade:

Ser frugalista é ser “uma pessoa que valoriza aquilo que tem, que não desperdiça os seus recursos materiais, independentemente  da quantidade, e acima, de tudo, da qualidade. Significa dar valor aquilo que já se possui, procurando extrair o máximo de utilidade das coisas em seu redor”. No fundo é ser simples, simples no sentido de ser consciente daquilo que se compra e daquilo que realmente se necessita. Ou seja, é ter um comportamento selectivo e consciente.

De certa forma, meus pais me criaram num estilo mais frugal. Nem eu nem meus irmãos aprendemos a valorizar coisas em que outros vêem status como roupas e sapatos de marca. Agora sinto que estou caminhando mais ainda para este lado. Abro meu armário e fico pensando: pra que tantos livros, tantas maquiagens, tantas bijuterias?

E o destralhe está caminhando mais ainda graças a esta “revisão de conceitos”. Fizemos nosso inventário de maquiagens. Anotamos quantas bases, batons e outras coisas de maquiagens temos. E a partir deste inventário combinamos de fazer um propósito de usar todas as maquiagens que temos e comprar somente o necessário. Nada de ter 23 batons, 4 bases, 4 primers, entre outras coisas. Não quer dizer que quando acabar todas as maquiagens que estão em excesso usarei maquiagens de lojinhas de “1,99” que só estragam a pele. Mas também não irei a uma MAC pagar uns R$ 80,00 num simples batom.

Agora estou olhando para meus livros e já pensando em fazer um destralhe. Doarei a maioria para biblioteca lá do trabalho. Tem uns 23 livros que comprei e não li ainda! Fora os que já li uma vez e dificilmente lerei novamente. Começarei a partir desta segunda a levar alguns livros para doação. E darei um jeito de ler os que estão pendentes para liberá-los para seguirem seu rumo. Até Dezembro quando irei te visitar espero ter doado os 23 livros que estão para serem lidos. Vou guardar para mim apenas o que tem valor sentimental e doar o resto. Depois que eu ler e destralhar os livros, darei preferência a baixa-los ou comprar apenas em versão digital que ocupa menos espaço.

Os primeiro quatro livros que serão doados serão:

  • O Príncipe – Maquiável
  • A Megera Domada – William Shakespeare
  • O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
  • O Restaurante no Fim do Universo – Douglas Adams

Beijos e até a próxima!

One thought on “Destralhe

  1. Querida amiga,

    Adorei a ideia da doação de livros! Recentemente fiz o mesmo com livros que já havia enjoado e não eram tão importantes para mim. Embalei minhas coleções, guardei tudo bem certinho e senti um alívio enorme.

    Muito boa essa definição de frugalismo! Se encaixa exatamente no pensamento que estamos tendo. Claro que continuaremos comprando maquiagens de qualidade, por exemplo. Mas evitaremos de ter itens repetidos de uma só vez, sendo que podemos comprar um novo quando o anterior estiver acabando.

    Comentei todos os seus posts, estava faltando apenas esse. Peço que leia todos e me responda as infinitas perguntinhas que fiz ao longo das publicações…

    Beijos mágicos!

Leave a Reply

